Sobre os Sistemas Corporativos

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG, vem desenvolvendo papel primordial para o desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas de gestão. A Diretoria de Modernização e Desenvolvimento Institucional – DIRMOD, no uso de suas atribuições, vem desenvolvendo, instituindo e implementando diversos sistemas corporativos, na busca de aprimorar a gestão pública estadual, dando ênfase às questões financeiras, administrativas e estratégicas.

Sistema de Gestão de Recursos Públicos – GRP

O referido sistema foi instituído no Governo do Estado do Acre, por meio do Decreto Estadual n° 6.412/2013 no intuito de promover a gestão do erário pertencente ao poder executivo estadual. O sistema tem foco na operacionalização dos processos tendo como base as melhores práticas de gestão pública. Abrangendo áreas de Almoxarifado, Patrimônio, Compras e Licitações, Contratos, Frotas e Patrimônio Imobiliário.

Sistemas Corporativos Desenvolvidos e Implantados pela SEPLAG

Sistema de Ponto Eletrônico

Em nível de gestão interna, Sistema de Ponto Eletrônico foi desenvolvido e implantado na SEPLAG, no intuito de fornecer ao servidor público mais comodidade para registrar a sua frequência, além de possibilitar economicidade durante no processo de registro junto ao Departamento de Recursos Humanos Setorial da SEPLAG, onde possui por funcionalidades: registrar a frequência dos servidores públicos; disponibilizar a frequência para o chefe imediato assinar de forma digital; viabiliza o organograma da secretaria para consulta; além de realizar solicitação de abono.

Sistema de Revisão do PPA e Plano de Governo

Diante da necessidade de revisão e adaptação do Plano Plurianual – PPA, foi criado o presente Sistema de Revisão do PPA e Plano de Governo, voltado para os órgãos da administração direta/indireta, buscando a eficiência na consolidação de informações acerca do PPA, onde é possível que os referidos órgãos/entidades possam fazer, como por exemplo: sugestões inciativas, alterar inciativas, fazer sugestão de exclusão de inciativas, além de fazer associação com o orçamento disponível. Concluindo todo o levantamento de informações que os órgãos/entidades disponibilizaram, sistema irá gerar o relatório final, documento este utilizado para a elaboração do PPA revisado.

Sistema de Chamados e Demandas

O Sistema de Chamado e Demandas foi desenvolvido e implantado na SEPLAG no final do exercício de 2020, com o intuito de gerenciar as solicitações dos serviços internos e proporcionar o acompanhamento de demandas, garantindo um padrão de atendimento e melhorando a prestação dos serviços. O sistema dispõe de diversas funcionalidades, tais como: acompanhamento dos chamados; previsão de tempo de atendimento; realização de reiteração do pedido; relatórios gerenciais de serviços executados; acompanhamento das demandas; inclusão e atribuição de tarefas; previsibilidade de início e término; inclusão de documentos anexos; dentre outros.

Sistemas Corporativos de Gestão

Recentemente, o Governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, por meio do Decreto Estadual n° 8.584/2021, institucionalizou 03 (três) novos sistemas corporativos desenvolvidos no âmbito da Diretoria de Modernização e Desenvolvimento institucional – DIRMOD da Secretaria Planejamento e Gestão – SEPLAG, cujo diferencial é a integralização com diversos outros sistemas usados na Administração Pública Estadual, quais sejam: Sistema de Administração Orçamentária, Financeira e Contábil – SAFIRA; Sistema Eletrônico de Informações – SEI; Sistema de Gestão de Recursos Públicos – GRP; Sistema de Gestão de Pessoas – TURMALINA.
Sendo esses novos sistemas, os seguintes:

Sistema de Gerenciamento de Convênios

O Sistema de Gerenciamento de Convênios foi implantado nos órgãos do Poder Executivo Estadual, com o objetivo primordial de interligar informações de cunho estratégico, e disponibilizar ao usuário uma visão executiva das ações financeiras e execução física, possibilitando a otimização de recursos públicos.
O sistema possui diversos recursos, quais sejam: Agrupar informações estratégicas da carteira de Emendas Parlamentares e Convênios celebrados com todos os órgãos/entidades estaduais e Governo Federal, permitir uma visão executiva da execução física e financeira e subsidiando a tomada de decisões capazes de minimizar problemas, otimizar a utilização dos recursos públicos.

Sistema de Gerenciamento de Operações de Crédito

O Sistema de Gerenciamento de Operações de Crédito foi implementado nos órgãos/entidades para realizar o gerenciamento da carteira de investimentos oriundos de recursos de Operações de Crédito Nacionais e Internacionais.
Dentre as suas funcionalidades, podemos destacar: Visão Executiva; Tempestividade no Fornecimento de Informações; Relatórios Estratégicos; Acompanhamento da Execução Física e Financeira; Automatização da Conversão Monetária; Consolidação das Informações; Auditoria e Prestação de Contas.

Sistema de Gestão Administrativa

O Sistema de Gestão Administrativa foi implantado em toda a administração pública estadual, sendo utilizado para realizar o acompanhamento de processos de compras, aquisições, gestão administrativa e financeira dos contratos, além de possibilitar ao usuário a gestão dos colaboradores que estejam alocados no referido órgão/entidade.
Possuindo por funcionalidade: Gestão por módulos; Gestão de postos de trabalho; Relatórios e Painéis Gerenciais; Monitoramento de processos e Acompanhamento Físico-Financeiro dos Contratos.

Acesse as plataformas através do endereço: http://seplag.ac.gov.br/servicos/
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