O Acre foi um dos estados pioneiros em propor e executar uma estratégia de desenvolvimento alternativo para a Amazônia com base no conceito de desenvolvimento sustentável e na redução do desmatamento. Foi com essa proposta que o Estado conquistou uma bem-sucedida parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, sendo a única iniciativa vigente no bioma Amazônico na carteira de projetos do Banco.
A segunda fase do PDSA – Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre, está investindo, desde 2013, 120 milhões de dólares com o objetivo de aumentar a contribuição do setor florestal e agroflorestal ao crescimento econômico e a redução da pobreza, mantendo o controle sobre o desmatamento no estado do Acre.
Dado a multissetorialidade do programa PDSA Fase II, formou-se um arranjo institucional constituído por 8 órgãos estaduais. Nesse arranjo, a principal função da SEPLAG é de coordenação, por meio da Unidade de Coordenação do Programa (UCP/PDSA Fase II), enquanto os demais órgão são responsáveis pela execução das ações finalísticas.
Valor Contratado (BID): US$ 72.000.000,00 (72,64%)
Contrapartida (Estado do Acre): US$ 27.112.710,51 (27,36%)
Total: US$ 99.112.710,51
No encerramento da operação de crédito, ocorrida em 17/02/2022, o montante pago pelo Programa atingiu U$S 66,98 milhões, representando 93% do valor total do Contrato de Empréstimo – US$ 72 milhões.
Com o aporte de U$S 28,6 milhões da contrapartida pelo Estado, o PDSA II encerrou sua execução com um montante financeiro de U$S 95,60 milhões durante os 08 (oito) anos de execução do Programa.
O PDSA Fase II está estruturado em três componentes, que se desdobram ainda em 5 subcomponentes. A seguir está descrito um breve resumo sobre cada componente e principais metas realizadas por subcomponente, bem como os órgãos executores.
Promoção, expansão e consolidação das florestas estaduais por meio do apoio ao manejo em florestas públicas e áreas florestais comunitárias. O grande desafio técnico é criar um modelo de gestão com sustentabilidade econômica e ambiental que desenvolvam as capacidades técnicas e administrativas necessárias para implantar o sistema de concessões florestais e o manejo florestal comunitário, impulsionando a competitividade desse setor no Estado do Acre.
Órgãos Responsáveis: SEMA, ITERACRE, FUNTAC, IEPTEC, IMAC e SEPA
Principais ações realizadas:
Órgão Responsável: SEMA
Principais ações realizadas:
Estruturar em escala comercial as cadeias de valor agroflorestais sustentáveis, viabilizando a base produtiva primária, a atração de novos negócios e/ou expansões dos já existentes, ampliação do número de produtores familiares em cadeias produtivas sustentáveis com viabilidade econômica, melhorando sua renda.
Órgão Responsável: SEMA e SEICT
Objetivo: Gerar negócios e atração de empreendimentos florestais e agroflorestais no Estado do Acre.
Intervenções:
Principais Resultados Alcançados:
Órgãos Responsáveis: SEPA, ITERACRE, SEMA, IMAC
Objetivo: Ampliar a geração de renda através do fomento e da participação de produtores familiares nas cadeias de valor agroflorestais sustentáveis.
Principais ações:
Principais Resultados Alcançados:
Estabelecimento de um ambiente regulatório e políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento do setor florestal e agroflorestal, com capacidade institucional e eficácia na gestão pública do setor.
Órgãos Responsáveis: ITERACRE, SEMA, IMAC, SEPA e SEICT
Intervenções:
Principais Resultados Alcançados:
slide com mapas do programa
Data da assinatura: 17/07/2018
Data de encerramento: 17/11/2021